blog:
Osteoporose
img - Osteoporose


A osteoporose é uma doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração microarquitetural do tecido ósseo. Tais condições aumentam a fragilidade do osso e aumentam o risco de fratura, mesmo sob pequenos impactos.

É um grande problema de saúde da mulher na pós-menopausa, sendo uma das doenças crônicas mais prevalentes nesse grupo etário.

O exame principal a ser realizado para o diagnóstico é a densitometria óssea.

Entretanto, o conhecimento da osteoporose resultou em paradoxo: mais mulheres de baixo risco submetem-se à densitometria dos que as de alto risco!

Nos EUA , as autoridades médicas  recomendam a triagem de mulheres a partir dos 65 anos. Abaixo dessa faixa etária, apenas as portadoras de fatores de risco como menopausa precoce, uso de corticóides, antecedentes de fraturas, tabagismo e alcoolismo precisam fazer o exame.

Dieta adequada em cálcio e vitamina D, atividade física regular e inibição do uso de cigarros e bebida alcoólica devem ser encorajadas, além de estimularmos á exposição à luz solar.

Como sempre, o tratamento deve ser individualizado. Existem várias medicações que podem ser utilizadas, isoladamente ou em conjunto.

O importante: evite a auto medicação e busque sempre orientação do seu médico!

Dr. Dr Carlos Moraes
Ginecologista e Obstetra

Compartilhe





Coloque seu e-mail para receber nossa newsletter

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS