blog:
Ovários Policísticos
img - Ovários Policísticos


O que é? Causas, sintomas e diagnóstico.

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio hormonal que afeta milhões de mulheres no mundo.

O organismo feminino precisa de um equilíbrio entre a produção dos hormônios masculino e feminino. Entretanto, nas mulheres portadoras de ovários policísticos há um predomínio na produção dos hormônios masculinos. Por conta desta alteração, podem ocorrer atrasos no ciclo menstrual e eventualmente dificuldade para engravidar. Quando estas mulheres realizam ultrassom ginecológico aparecem os pequenos cistos ovarianos. Não é um problema que possa ser curado, mas pode ser tratado adequadamente.

Há uma tendência para aumento do peso, especialmente na cintura, e que muitas vezes é difícil de perder. Pode ocorrer também crescimento de pêlos. Muitas mulheres ficam com a pele mais oleosa e desenvolvem acne. Podem também surgir algumas manchas mais escuras na pele.

Causas

Não existe uma única causa definida. O fator genético é muito importante: se sua mãe ou irmã têm “ovários policísticos”, sua chance de desenvolver o quadro aumenta. Outra característica muito comum nestas pacientes é o aumento dos níveis de um hormônio chamado Insulina. 

Para confirmação do quadro, a paciente deve apresentar pelo menos duas condições das listadas abaixo:

  • ciclos menstruais irregulares, que atrasam.
  • altos níveis de determinados hormônios.
  • ultrassom com aspecto característico, com vários pequenos cistos nos ovários.

Se você se encaixar neste quadro, procure um médico especialista. O exame físico acurado, somado ao ultrassom e a exames laboratoriais confirmarão o distúrbio.

Tratamento

Seu médico pode te prescrever remédios para fazer com que você menstrue. Os anticoncepcionais orais são importantes para regularizar sua menstruação. A metformina, medicação utilizada no tratamento do diabetes, também pode ser utilizada. Para as mulheres que têm aumento da oleosidade da pele e aumento da pilificação, as alternativas cosméticas dão resultados mais rápidos. Outra medida fundamental é a redução do peso. Uma dieta bem equilibrada associada à rotina de exercícios físicos é o melhor caminho. Mulheres que fumam devem fazer todo o esforço para parar com este hábito.

Tratamento da infertilidade

As mulheres que conseguem perder peso muitas vezes passam a menstruar regularmente e conseguem engravidar naturalmente. O medicamento mais utilizado para induzir a ovulação nas portadoras de ovários policísticos é o citrato de clomifeno. Seu médico pode sugerir outros tratamentos, chegando eventualmente até a fertilização “in vitro”.

Outros riscos à saúde

Mulheres com ovários policísticos devem realizar consultas médicas peródicas. Há chance maior de desenvolver outras doenças como:

  • Distúrbios no metabolismo do colesterol, com aumento do chamado “colesterol ruim” e maior risco para doenças cárdio-vasculares.
  • Obesidade.
  • Apneia do sono.
  • Resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes do tipo 2.
  • Transtornos do humor, como depressão.
  • Câncer de endométrio, se a paciente for um pouco mais idosa.

O distúrbio não pode ser prevenido, mas com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado previnem-se as complicações de longo prazo.

Compartilhe





Coloque seu e-mail para receber nossa newsletter

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS